quinta-feira, 27 de setembro de 2012

REFLEXÃO - “Mídia-Educação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos relizados nas escolas de Florianópo¬lis” texto de Silvio P. Costa

Adaptar-se as novas tecnologias é essencial para o professor que deseja ser bem sucedido em sua árdua, mas prazerosa tarefa de ensinar. Este é um processo irreversível, onde as novas tecnologias da comunicação e da educação estão assumindo um papel centralizador e referencial do conhecimento. Cada vez mais jovens passam horas e horas frente à televisão, ou navegando na internet, ou até mesmo fazendo os dois ao mesmo tempo. Conforme abordou a leitura do texto, toda forma de linguagem, seja ela oral,visual ou figurativa, pode ser encarada também como um tipo de alfabetização (tecnológica); citando Porcher e Friedmann, a autora destaca que o mundo contemporâneo é caracterizado por uma tecnificação crescente, não só do mundo do trabalho, “mas das outras esferas da vida social, o lazer, a cultura, as relações pessoais” (BELLONI, 2005, p. 17). Então torna-se urgente uma abordagem curricular das mídias nas escolas, principalmente as de ensino infantil, visando uma alfabetização e construção de um novo vocabulário, adaptado a esta nova e indissociável linguagem humana, tanto para os alunos quanto para os professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário